Chegamos à segunda década do século XXI com o desafio de encarar grandes e constantes mudanças tecnológicas, sociais, culturais, políticas e econômicas, que nos exigem refletir sobre as nossas múltiplas formas de estar no mundo e de atuar como profissionais da arte e da cultura.

Nesse contexto, a Inspire Biblioteca Virtual, idealizada em 2017, torna-se mais potente ao se aliar a Escola, oferecendo gratuitamente o acesso a um acervo voltado para o campo da gestão e das políticas culturais. Neste caso, é desafiante a busca e a pesquisa em um acervo virtual que esteja disponível e que traga reflexões contemporâneas e referenciais sobre os diversos aspectos desse amplo campo de atuação da arte e da cultura e de sua capacidade de se correlacionar com tantas outras áreas da nossa complexa sociedade.

Considerando que tais produções e reflexões envolvem uma temática ainda em processo de constituição da própria bibliografia, que se encontra virtualmente dispersa e que, muitas vezes, fica restrita a grupos com maior oportunidade de acesso à informação, decidimos trabalhar na organização, na sistematização e na disponibilização de uma biblioteca especializada que estará em permanente processo de atualização.

Sem citar nomes, pois são muitos, queremos agradecer a uma generosa rede de colaboradores que contribuiu para viabilizar a construção desta Biblioteca e a sua permanente atualização, especialmente a todos os autores que vão disponibilizar gratuitamente seus conhecimentos e reflexões para compor e enriquecer o seu acervo.

Fica aqui o convite para seguirem navegando virtualmente pelas várias possibilidades do nosso sumário temático, que pretende ser abrangente e, ao mesmo tempo, dinâmico e vivo, características essenciais no campo da cultura.

Maria Helena Cunha
Diretora da Inspire

Quem somos

Coordenação e pesquisa: Maria Helena Cunha - Bibliotecário: Tiago Carneiro - Assistente de pesquisa: Bárbara Ribeiro - Produção executiva|Edição de imagens: Michelle Antunes - Programação e design: Harmis Web - Comunicação: Jussara Vieira - Revisão: Élida Murta - Assessoria jurídica: Diana Gebrim - Gestão financeira: Maria Helena Batista